- Proteção veicular
- 06.09.2024
Proteção veicular: O que é e como funciona?
A proteção veicular tem se tornado uma alternativa popular e econômica aos seguros tradicionais. Confira o que é proteção veicular, quais as diferenças entre proteção e seguro, se é legalizada, e se vale a pena contratá-la!
Embora o seguro auto e a proteção veicular tenham como objetivo a proteção dos veículos contra diversos riscos, esses serviços são diferentes e cada um possui as suas particularidades.
Diferenças essas que são significativas e influenciam nas decisões de contratação de proteção pelos proprietários dos veículos.
A seguir, saiba quais as principais informações sobre a legalidade e confiabilidade do serviço de proteção veicular, e avalie se vale a pena contratar o serviço:
O que é proteção veicular e como funciona?
A proteção veicular é um serviço oferecido por uma associação de proteção para veículos, como o próprio nome sugere.
Normalmente, a proteção veicular possui cobertura para roubo, acidentes e incêndios. No entanto, ao contrário dos seguros tradicionais, esse serviço é baseado em uma estrutura de cooperação.
Essa estrutura associativa de cooperação, baseia-se em recolher o pagamento das taxas mensais ou anuais dos membros; com o objetivo de criar um fundo que será utilizado para cobrir danos aos veículos, prestar assistência ou efetuar indenizações.
Saiba que as associações funcionam com taxas de adesão e mensalidade. Além disso, em casos de sinistro, a cobertura deve ser fornecida de acordo com os termos do contrato.
Quais são as diferenças entre seguro e proteção veicular?
A seguir, confira quais são as diferenças entre seguro e proteção veicular:
Adesão:
No seguro auto, a adesão é formalizada através do contrato da seguradora regulamentada, ou seja, o contrato deve cumprir as exigências legais da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e pagamento da taxa.
Já, a proteção não precisa atender a essas regras da SUSEP, porém, deve seguir as regulamentações detalhadas no contrato. Em que se deve efetuar o pagamento da taxa inicial.
Análise de risco:
Para definir o valor do seguro, as seguradoras tradicionais devem realizar uma análise do perfil do motorista e das características do veículo, desde o histórico de direção, localização, uso, entre outros que influenciam no valor do seguro.
Na análise da proteção, a associação é menos rigorosa e mais flexível. Porém, cada associação possui critérios variados.
Apólice:
No caso do seguro auto, o segurado deve verificar o documento formal e legal que possui os detalhes das coberturas, condição e exclusão.
Na proteção veicular há o contrato que pode não ter o mesmo detalhamento que uma apólice, mas que deve ter informações sobre o serviço oferecido, processos e como acionar cobertura.
Cobertura:
Como mencionado anteriormente, o documento do seguro possui informações mais detalhadas de acordo com as normas da SUSEP.
Desse modo, a cobertura do seguro deve ser ampla e detalhar informações sobre danos ao próprio veículo, danos a terceiros, assistência 24 horas e incêndios.
Quando se tratar de proteção, também deve haver informações no contrato sobre danos causados por acidentes, roubo e incêndio.
Entretanto, lembre-se de que as coberturas podem variar de acordo com a associação de proteção veicular.
A proteção veicular é legal ou não?
A proteção veicular não é regulamentada pela SUSEP, mas o serviço não é ilegal. Saiba que esse serviço é oferecido por associações que operam de forma autônoma, ou seja, funcionam como cooperativas.
No caso, as cooperativas funcionam de forma autônoma em colaboração mútua e por cotização. Mas, essas associações de proteção, disponibilizam um contrato legal para os seus associados.
O contrato possui informações sobre os tipos de cobertura oferecidos, pagamento de taxa de adesão e mensalidades/taxas anuais, processos para solicitação de sinistro e indenização, entre outros.
Entretanto, ao decidir contratar a proteção veicular, você deve estar atento em casos de disputa ou falência da associação, para que o serviço oferecido tenha respaldo legal.
Ou seja, mesmo que o serviço não seja ilegal, pesquise informações sobre as associações que oferecem o serviço, a fim de garantir que está contratando o serviço de uma cooperativa confiável e segura.
Vale a pena contratar esse serviço?
A decisão se vale a pena contratar proteção veicular depende das necessidades e prioridades de cada proprietário de veículo. Por isso, defina primeiro o que precisa em relação a segurança do seu veículo.
Ultimamente, a esse serviço tem sido um serviço bastante procurado por proprietários de veículos, devido a sua praticidade e economia. Ou seja, uma opção vantajosa se a sua prioridade é proteger o veículo e diminuir os custos.
Em última análise, a sua decisão deve ser baseada em uma pesquisa cuidadosa das ofertas disponíveis, levando em consideração suas necessidades específicas, orçamento e a segurança que você busca para seu veículo.