Área do Associado

Sobre nós

A Altis Nordeste é uma associação de proteção veicular e tem como objetivo oferecer a cada um de nossos associados todo o suporte necessário para que ele seja atendido com rapidez e eficiência nos momentos de necessidade.

Associação de Proteção Veicular: Guia completo

Fique por dentro de todas as novidades

associação de proteção veicular -

Associação de Proteção Veicular: Guia completo

Saiba tudo o que é preciso sobre a associação de proteção veicular: o que é, como funciona, quanto pagar, e quais os cuidados necessários ao contratar o serviço. 

 

Contratar seguro auto está cada vez mais caro e burocrático, o que faz com que muitos proprietários de veículos busquem por outras alternativas mais econômicas e que também sejam seguras. Nesse cenário, as associações de proteção veicular têm se destacado no mercado. 

 

No entanto, ao pensar em fazer parte da associação de proteção veicular, saiba que embora prometa a proteção similar à dos seguros tradicionais, a proteção veicular funciona de modo diferente e possui suas particularidades. 

 

Por isso, desenvolvemos este guia simples para que saiba o que são as associações, como funcionam, quanto pagar e quais os cuidados necessários ao contratar a proteção do seu veículo. 

O que é uma associação de proteção veicular?

A associação de proteção veicular funciona como uma cooperativa formada por grupos de proprietários de veículos, os quais efetuam o pagamento de uma taxa mensal ou anual que é adicionada ao fundo (utilizado em casos de sinistro: roubo, incêndio e acidente) para a proteção dos seus veículos. 

 

Esse tipo de associação funciona como um modelo cooperativo, diferente dos seguros tradicionais que são regulamentados pela SUSEP e possuem regras específicas.

 

No modelo cooperativo, os membros da associação devem colaborar para garantir a proteção uns dos outros. 

 

Cada associação define os seus termos e condições, sendo assim, os tipos de cobertura e as regras de acionamento de proteção variam. No entanto, não é porque funcionam dessa forma que as associações não são seguras.

 

Apesar de não serem regulamentadas pela SUSEP e criarem os seus próprios termos e condições, as associações disponibilizam contratos para os seus membros. 

 

Contratos esses que, se necessário, têm valor judicial para garantir os direitos legais dos membros e da própria associação. Ou seja, pesquise bem antes de contratar o serviço, e não terá problemas. 

Como funciona a proteção veicular

O serviço de proteção veicular oferecido pelas associações funcionam em um sistema de mutualismo e cotização, confira a seguir:

 

associação de proteção veicular

 

  1. Contribuição:

Ao contratar o serviço de proteção veicular, os membros efetuam o pagamento de uma taxa inicial e depois contribuem com mensalidades ou taxa anual para um fundo comum. 

 

O valor das contribuições realizadas varia de acordo com as associações e características dos veículos a serem protegidos. 

 

  1. Cobertura:

 

Se houver sinistro, casos de acidente ou roubo, o associado deve acionar a indenização, cobertura de danos ou outras formas de assistência, de acordo com as cláusulas do contrato da associação de proteção veicular. 

 

  1. Processo de sinistro:

 

Para acionar a cobertura para sinistro, o associado deverá apresentar as documentações necessárias e atender ao processo estabelecido no contrato pela associação.

 

Após a avaliação do ocorrido, o fundo comum será acionado para cobrir as despesas de acordo com o contrato. 

 

  1. Gestão e transparência:

 

Verifique a gestão e transparência das associações, pois as mais seguras e confiáveis oferecem acesso à algumas informações para garantir que o associado será indenizado se necessário.

 

Como saber quanto pagar para uma Associação de Proteção Veicular

 

Ao contratar o serviço de proteção veicular, o associado terá que efetuar o pagamento de uma taxa inicial pelo seu cadastro no serviço. Além da taxa inicial, deverá pagar as mensalidades ou taxa anual de acordo com os tipos de cobertura oferecidas pela associação.

 

O valor da mensalidade ou taxa anual da proteção veicular é definido de acordo com as características do veículo. Sendo que os pacotes de cobertura oferecidos interferem no valor das mesmas. 

 

Além disso, pode ser necessário o pagamento de franquia ao acionar o sinistro, o que interfere no custo total das mensalidades. 

 

Portanto, para saber quanto pagar pelo serviço de proteção veicular, realize cotações nas associações antes de contratá-las. 

Cuidados necessários ao contratar associação de proteção veicular

 

Antes de contratar uma associação de proteção veicular, verifique a reputação da mesma, seja através de seu site profissional, no site Reclame Aqui (portal com avaliação de clientes e consumidores), nas Redes Sociais (comentários, interações com o público, menções do perfil em outras páginas, etc.). 

 

Verificar a reputação irá ajudá-lo a avaliar se a associação de proteção veicular é segura e confiável. 

 

Além disso, leia atentamente o contrato disponibilizado ao futuro associado, ou seja, realize uma análise das cláusulas que informem os processos e regras para a solicitação de coberturas, e sobre o pagamento de taxas e mensalidades. 

 

Pesquise informações sobre a associação ser transparente em relação a gestão de fundos, para garantir que será indenizado e terá as coberturas recebidas se necessário. 

 

Para isso, entre em contato com a administração e questione a forma em que os recursos são realocados. Também confira as informações financeiras no contrato.

Buscar

Posts recentes

Nos siga

Fale agora!

Alguma dúvida? Deseja orçamento? Fale agora conosco!