- Proteção veicular
- 09.09.2024
Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?
Qual a diferença entre seguro e proteção veicular? Confira o que é e como funcionam os serviços, quais características os diferem, e como selecionar qual é a melhor opção de proteção para o seu veículo!
Ao pesquisar por um serviço de proteção e segurança para veículos, você irá se deparar com as principais opções: seguro auto e proteção veicular. Será preciso escolher a que melhor se adéqua as suas necessidades.
Apesar de ambos serem serviços para proteger o seu veículo contra danos, cada serviço possui suas particularidades.
Essas particularidades incluem a regulamentação, cobertura e processos de contratação de cada serviço. Portanto, verifique a seguir quais são as diferenças entre ambos serviços:
Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?
Antes de saber qual a diferença entre seguro e proteção veicular, saiba como funcionam ambos os serviços:
Proteção veicular
Esse é um serviço oferecido pelas associações de proteção veicular, as quais funcionam como uma cooperativa autônoma em que os membros contribuem com pagamento da taxa mensal/anual, em que os valores são usados para criar um fundo.
O fundo criado deve ser utilizado para efetuar o pagamento de coberturas, assistência e indenizações aos associados quando necessário.
No entanto, o serviço de proteção não é regulado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), mas é considerado um serviço legalizado e possui contrato.
Seguro auto
O seguro auto é um serviço disponibilizado por empresas de seguro de acordo com as regulamentações da SUSEP, o qual deve oferecer aos seus clientes o contrato formal de acordo com essas regulamentações.
A seguradora deve oferecer ampla cobertura nos contratos de seguro, bem como: acidentes, roubo, incêndio, danos a terceiros, guincho 24 horas, etc.
Você deve ter em mente todas as informações sobre como funciona cada serviço, para realizar a escolha mais adequada.
Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?
A principal diferença entre seguro e proteção veicular está na abrangência e regulamentação dos serviços, como mencionado anteriormente.
A seguir, verifique os detalhes principais para definir qual serviço melhor atende suas necessidades de proteção:
Regulamentação:
As empresas de seguro devem seguir de forma rigorosa os regulamentos da SUSEP, órgão que impõe as principais exigências e normas para garantir que o serviço funcione de forma correta e de acordo com a lei.
Por isso, a contratação de seguros tem processos mais rigorosos, além de um preço mais elevado considerando a avaliação das características do veículo e perfil do condutor.
No caso da proteção veicular, as associações oferecem um processo mais facilitado e com preço mais econômico, devido ao serviço não ser regulamentado pela SUSEP.
Entretanto, a proteção veicular também é legalizada, mas com processos diferentes. Por isso, verifique atentamente os detalhes do contrato.
Os processos detalhados no contrato da proteção veicular podem variar de acordo com a associação, tenha isso em mente.
Cobertura:
Em relação a cobertura, as empresas de seguro oferecem opções mais amplas que vão desde danos ao próprio veículo até danos por roubo, danos a terceiros, roubo, assistência médica, chaveiro, entre outros.
Na proteção veicular, as associações oferecem cobertura para acidentes, roubo, incêndios e, em alguns casos, danos a terceiros.
Ou seja, para os proprietários de veículos que desejam tipos específicos de cobertura por um valor mais acessível, a proteção veicular é uma boa opção.
Antes de fechar o contrato, verifique todos os tipos de cobertura disponíveis e como acioná-los se necessário, incluindo o prazo de indenização.
Qual é a melhor opção: seguro ou proteção veicular?
A escolha entre seguro e proteção veicular depende de suas necessidades específicas e prioridades. Por isso, defina quais as suas principais antes de realizar cotações.
O seguro de veículo é geralmente considerado uma opção segura e confiável, devido à sua regulamentação pela SUSEP, que garante maior proteção e segurança para os consumidores.
Além disso, a cobertura tende a ser mais abrangente e o processo de sinistro é mais estruturado.
A proteção veicular pode ser uma opção mais econômica e acessível, mas antes de contratar, você deve pesquisar a reputação da associação (no site da associação, Reclame Aqui e Redes sociais) para verificar a avaliação dos associados sobre o serviço oferecido.
Também é essencial que verifique o contrato detalhadamente e com atenção, antes de fechar negócio, a fim de conhecer todos os processos envolvidos para o pagamento de mensalidade, acionar proteção, prazos de indenização, etc.
Em última análise, é fundamental que avalie suas necessidades, comparar as ofertas e escolher a opção que melhor se adequa ao seu perfil e às suas expectativas de proteção.